quinta-feira, 2 de abril de 2009

CONTRASTES DA ERA DIGITAL (1)

Proposta para produção de documentário jornalístico em vídeo

Sinopse: O avanço acelerado do acesso dos brasileiros à internet é inegável. Dados do Ibope, divulgados em março deste ano, mostram que já são 62,3 milhões de brasileiros com acesso à rede. Destes, 38,2 milhões têm acesso em casa, sendo que 24,8 milhões efetivamente navegaram em fevereiro. O crescimento no número de usuários ativos no mês foi de 12,5% na comparação com fevereiro de 2008.

Apesar destes avanços, ainda testemunhamos um cenário de contrastes. E é um pouco deste cenário que pretendemos mostrar neste projeto. A ideia é visitar duas escolas ou instituições de ensino de informática, mostrando como crianças de realidades diferentes lidam com os recursos da rede. A proposta é visitar uma escola particular, onde a tendência é de que os estudantes já estejam familiarizados com tecnologias digitais. E também uma escola parceira do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), que oferece treinamento para jovens e adultos que estão dando os primeiros passos rumos à inclusão digital.

Em cada unidade visitada, vamos pedir que um grupo de crianças na faixa de 10 anos tente fazer um vídeo e depois comente a experiência. Também vamos buscar o depoimento de especialistas como professores, profissionais da área de recursos humanos e psicólogos sobre a importância de iniciativas para combater o analfabetismo digital.


Roteiro:

Créditos iniciais

Stand up apresentando a material e explicando a experiência a ser realizada com as crianças nas escolas. Esta parte será intercalada com a apresentação dos dados do Ibope por meio de infográficos e narrativa em off (+ou- 40 segundos)

Vídeo na primeira escola (unidade particular) com as crianças gravando a si mesmas, coberto com narração em off apresentando a escola (+ou- 60 segundos)

Depoimento de uma ou duas crianças avaliando a experiência (+ou- 40 segundos) da unidade particular, seguido pela exibição do vídeo gravado pelos próprios estudantes (+ou- 60 segundos)

Vídeo na segunda escola (unidade pública) com as crianças gravando a si mesmas, coberto com narração em off apresentando a unidade e explicando um pouco do trabalho do CDI-SC (+ou- 60 segundos)

Depoimento de uma ou duas crianças da unidade pública avaliando a experiência (+ou- 40 segundos), seguido pela exibição do vídeo gravado pelos próprios estudantes (+ou- 60 segundos)

Depoimentos de um professor da escola particular, de um psicólogo com atuação na área de RH e de um diretor do CDI-SC avaliando o processo de inclusão digital nas escolas de Florianópolis como ferramenta para facilitar a futura entrada dos jovens no mercado de trabalho. Os depoimentos serão precedidos por uma narrativa em off coberta com imagens das escolas, de preferência com as crianças usando os computadores. (+ou- 90 segundos)

Créditos finais / Agradecimentos

Tempo total: +ou- 7,5 minutos (450 segundos)

Cronograma:
Um dia para agendamento e confirmação das entrevistas
Um dia para gravações (parte da manhã numa escola, gravando a experiência e o depoimento dos alunos e de um professor / parte da tarde em outra escola, repetindo o processo e conversando com um diretor do CDI / convidar um profissional de RH para ir a uma das escolas para acompanhar o processo e gravar um depoimento)
Um dia para produção dos infográficos, edição e publicação no blog

Publicação:
A proposta é publicar o vídeo no blog dividido em quatro partes, permitindo que o visitante faça a escolha entre seguir a ordem cronológica ou vá direto à parte que achar mais interessante. Um pequeno texto explicará o documentário e dará um breve resumo de cada uma das partes de vídeo.

A divisão será a seguinte:

Trecho 1 - Créditos iniciais / Stand up

Trecho 2 - Vídeo na primeira escola (unidade particular) / Depoimento de uma ou duas crianças avaliando a experiência, seguido pela exibição do vídeo gravado pelos próprios estudantes

Trecho 3 - Vídeo na segunda escola (unidade pública) / Depoimento de uma ou duas crianças da unidade pública avaliando a experiência, seguido pela exibição do vídeo gravado pelos próprios estudantes

Trecho 4 - Depoimentos de especialistas / Créditos finais / Agradecimentos

Um comentário:

  1. Alexandre,
    No mesmo padrão do storyboard. Impecável. Aumentou em muito a minha curiosidade sobre o teu projeto de vídeo.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir