quarta-feira, 25 de março de 2009

Apagão ecológico em Floripa


Um dos principais cartões postais de Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz deve ficar às escuras durante uma hora na noite do próximo sábado, dia 28.
Foto: Apagão em out/03 – Eletrosul/Divulgação

Não, não é uma nova edição do apagão que assustou os moradores da Ilha em outubro de 2003. Desta vez, as luzes serão apagadas por opção. O motivo é a adesão de Florianópolis à campanha Hora do Planeta 2009, organizada pela ONG ambientalista WWF.
Em todo o planeta, durante uma hora de sábado, pontos turísticos de cerca de mil cidades, em 80 países e com 25 fusos horários diferentes, integrarão o movimento contra o aquecimento global. Em Florianópolis, outros pontos turísticos da cidade também poderão ter as luzes apagadas. O blecaute programado para a ponte começa às 20h30min.

Famílias também são convidadas a participarem do projeto, bastando, para isso, desligar as luzes de casa neste mesmo horário.
Em SC, a campanha chega num período de consumo de energia em alta. Dados preliminares da Celesc apontam que o sistema elétrico catarinense bateu o recorde de sua demanda de energia no último dia 5 de março, às 15h. A demanda total, considerando o consumo residencial, comercial, industrial e do poder público, chegou a 3.265 Megawatts, representando aumento de 5,8 % em relação à máxima histórica anterior, registrada em março de 2008.

Esta será a terceira edição da Hora do Planeta.

Em 2007, as luzes foram desligadas apenas em Sydney, a mais populosa cidade da Austrália. No dia 31 de março, 2,2 milhões de moradores de Sidney apagaram as luzes por uma hora. Durante os 60 minutos do evento, foi registrada uma redução de 10,2% no consumo de energia elétrica da cidade.

Em 2008, o número saltou para 371 cidades participantes, espalhadas por 35 países. O Coliseu, em Roma (Itália), e a Golden Gate, em São Francisco (Estados Unidos), foram alguns dos ícones globais que tiveram suas luzes desligadas.

O Brasil participará pela primeira vez do ato. No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes anunciou que desligará as luzes de monumentos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Manaus são outras cidades brasileiras que participarão do movimento.

Artistas e atletas como Camila Pitanga, Marcos Palmeira, Reynaldo Gianecchini, Luciano Huck, Fernanda Keller e Eduardo Moscovis anunciaram seu apoio ao movimento.


Confira um dos vídeos da campanha:

3 comentários:

  1. Olá Alê! Sabe que li ontem seu blog e fique sabendo sobre o projeto. E isso até me ajudou hoje durante o fechamento do jornal, porque procurei e encontrei na minha região uma cidade que abraçou a causa! É Jumirim! Que barato! E aí coloquei a nota casada com um vt que tinhamos sobre preservação ambiental!
    Valeu a dica!
    Carla

    ResponderExcluir
  2. E aí, funcionou a mobilização em Floripa? Estou em São Paulo e, por onde passei, estava tudo aceso.

    ResponderExcluir
  3. Também soube do projeto há poucos dias e acompanhei a mobilização em torno dele. Aqui, ressalto a participação dos meios de comunicação como forma de divulgar a causa: o Fantástico, da Rede Globo, decicou boa parte do programa à Hora do Planeta. Além disso, o portal de O Globo mdificou o seu layout durante a hora da mobilização. Adotou um visual preto, para representar a falta de luz.

    É por aí. Que venham mais iniciativas como esta!

    ResponderExcluir